quinta-feira, 12 de março de 2009

O twitter e o jornalismo

Nova ferramenta para troca de mensagens reinventa os conceitos de comunicação e transforma o jornalismo moderno

A comunicação e a tecnologia costumam andar de mãos dadas, aprimorando uma a outra pela força do conjunto, pela sinergia construída. Com a chamada convergência de mídias, surgiram novos elementos que contribuíram para amplificar o fluxo de informações e, cada vez mais, unir uma ponta à outra da corda (ou do cabo) com rapidez, sofisticação e dinamismo.
A internet, desde a sua difusão global como meio de comunicação, passou a ser utilizada por jornalistas como um instrumento potencializador em seus processos de produção, envio e recepção de noticias.
Contemporaneamente, alguns softwares, ferramentas ou serviços online tem colaborado para a consolidação do meio como fonte e como difusora de informações. Um dos principais é o twitter.
O twitter é um rede social que possibilita aos seus usuários fazer atualizações pessoais com um limite máximo de 140 caracteres no texto de cada postagem. Caracterizado, portanto, como um microblog.
Criado em 2006, o twitter teve um rápido crescimento mundial em relação ao número de usuários, tendo chegado ao Brasil em 2007.
Para a jornalista Raquel Camargo, o twitter é hoje uma das principais fontes de informação dos veículos de imprensa no mundo. “O twitter é uma ferramenta eficaz que associa a mobilidade com a velocidade da web”, diz ela lembrando que o microblog pode ser atualizado via celular.
Segundo ela, o fato de as postagens não poderem ultrapassar 140 caracteres é um dos segredos do sucesso do twitter. “A limitação de caracteres até colabora, pois obriga o emissor a ser direto e facilita a absorção da mensagem. o mais interessante no twitter é a objetividade e a urgência da informação”, diz.
O twitter apresenta um sistema interessante de uso no qual o usuário é convidado à seguir os seus contatos para descobrir ‘o que eles estão fazendo’ e, assim, saber em primeira mão o assunto que está na pauta. Alem dos simples usuários, é comum também topar com perfis de grandes agências de informação ou conceituados veículos da mídia que já se deram conta de como o microblog pode ser útil como fonte primária de dados.
Em função disso, o twitter está sendo considerado um dos principais pontos de partida para as jornalistas, repórteres, blogueiros etc. Um pequeno alerta do microblog pode sinalizar um fato que, depois de trabalhado, torna-se notícia. Por sua vez, a convergência transforma qualquer cidadão em potencial fonte primária, sendo este capaz de relatar resumidamente uma situação presenciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário